Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

Seguem-se vários artigos que descrevem com algum detalhe todo o processo que culminou no lançamento da Versão 2009 da Homepage do SAPO.

 

É o trabalho conjunto de várias pessoas ao longo de vários meses. Os vossos comentários são naturalmente bem-vindos.

 

Introdução

A Homepage do SAPO é desde há vários anos o portal mais visitado em Portugal. Com 85 milhões de pageviews e 32 milhões de visitas por mês, aparece sistematicamente no topo do ranking Netscope com mais do dobro de visitas do segundo classificado.

Esta é só uma das razões pelas quais qualquer mexida na HP é feita de forma ponderada e com um método que, embora seja sempre questionável, obedece a critérios claros e bem definidos.

A HP actual já tinha mais de 2 anos de vida. Desde o seu lançamento foi sendo pontualmente alterada e adaptada à realidade do momento mas já não era possível continuar a fazê-­lo sem desvirtuar os critérios originais da sua concepção. Por este motivo decidimos avançar de armas e bagagens para a construção da nova Homepage do SAPO.

 

Preparação

 

Antes de desenhar a nova Homepage era fundamental proceder a uma análise critica da versão actual.
Usámos os seguintes instrumentos para essa análise:

Análise estatística de clicks nas diferentes áreas da HP Heatmaps em equipamento de eyetracking
Inquéritos a utilizadores
Sessões de usabilidade
Brainstorming

 

Análise estatística

 

As estatísticas são obviamente um instrumento fundamental na tarefa diária de escolha de destaques. Para tal dividimos a homepage em diferentes áreas de monitorização.

Notícias, barra, pesquisa, acesso, utilitários, comunidade e votações

 

 

 

Cada uma destas áreas é objecto de análise dos clicks efectuados em tempo real. Para tal instalámos na redacção do SAPO vários LCDs que de forma gráfica e leitura fácil apresentam em tempo real os dados estatísticos de clicks das notícias da homepage.

Só assim é possível à redacção medir o sucesso dos destaques e reagir atempadamente às flutuações de notoriedade dos diferentes tópicos do dia.

 



Os clicks são recolhidos via javascript em tempo real, processados e visualizados através de uma composição em Quartz Composer.

 

 

Heatmaps

O SAPO criou recentemente um departamento de Qualidade e Usabilidade. Este departamento foi equipado por forma a ser capaz de fazer testes de eyetracking em equipamento adquirido para o efeito.

Os testes de eyetracking permitem medir o movimento dos olhos na página e aferir o número de fixações do olhar em diferentes áreas, bem como o tempo em que dedicam a cada uma delas. Desta forma conseguimos descortinar as zonas mais “quentes” e as que despertam menor grau de atenção dos utilizadores.

Realizámos testes com dois grupos de utilizadores: visitantes frequentes e conhecedores da estrutura da homepage e utilizadores que raramente visitam a HP do SAPO.

Aos frequentes foi pedido que navegassem da forma que habitualmente fazem no SAPO.

 

 

 

A vermelho, as zonas que tiveram maior número de fixações. Esta análise permite‐nos obter esta imagem reveladora do que os utilizadores realmente vêm.

 


Aos que mal conheciam a HP do SAPO foi pedido que navegassem livremente pela página sem nenhum direccionamento específico.

Aqui ficam os resultados comparativos

 



Com base nos testes realizados, chegámos às seguintes conclusões:

  • Utilizadores frequentes vão directos à zona de conteúdo que querem consultar;
  • Perdem pouco tempo na navegação;
  • Pouco uso da pesquisa;
  • A secção de Links é “invisível”;
  • Maior foco nas notícias;
  • Widgets com pouca visibilidade;
  • Comunidade com pouca visibilidade;
  • Áreas mais visíveis: Notícias, Destaques e Mercado

 

Inquéritos aos utilizadores

Realizar inquéritos é uma experiência muitíssimo interessante. Por mais análises estatísticas e de eyetracking que se façam, um inquérito respondido pelos utilizadores enquanto usam o seu próprio equipamento nas condições mais diversas imagináveis revela sempre grandes surpresas. Mais do que as surpresas, são interessantes as respostas em texto livre que nos dão.

Ao mudar a HP do SAPO temos em mente objectivos macro bem determinados. O primeiro é naturalmente o de melhorar a experiência dos que nos visitam habitualmente enquanto o segundo consiste em chegar a segmentos em que temos menos penetração.

Em detalhe:

  • Obter algumas personas actualizadas a partir de perfis de utilizadores reais;
  • Perceber se a opinião dos utilizadores equivale aos números das estatísticas de utilização;
  • Quais as áreas mais usadas/memoráveis;
  • Quais as áreas menos relevantes;
  • O que os utilizadores esperam duma nova HP;
  • Quais os hábitos de navegação (1a página);
  • Os que não usam a HP, porquê?


Para tal, delineámos dois inquéritos diferentes distribuídos em dois canais de comunicação bem distintos.

Aos frequentes convidámo-los a responder ao inquérito dentro da própria homepage. Aos outros convidámos em sites cuja audiência predominante pertence aos segmentos a que queríamos chegar.

As questões que colocámos aos utilizadores frequentes:

  • Dados pessoais (sexo, idade, utilização da internet)
  • A Homepage do SAPO é a primeira página que visita quando navega na Internet?
  • Com que frequência visita a Homepage do SAPO?
  • Classifique os seguintes temas noticiosos por nível de interesse.
    • Últimas
    • Desporto
    • Economia
    • Vida
    • Local
  • Classifique os seguintes temas de acordo com o seu interesse.
    • Jogos
    • Música
    • Televisão
    • Cinema
    • Astrologia
    • Bebé e família
    • Conteúdo Mulher
    • Saúde
    • Receitas e Restaurantes
    • Casamentos
    • Agenda/Cultura
    • Livros
    • Conteúdo infantil
    • Ambiente
    • Entretenimento e multimédia
  • Quando utiliza a Pesquisa, que tipos de pesquisa faz?
    • Web
    • Imagens
    • Notícias
    • Blogs
    • Produtos
    • Directório
    • Páginas amarelas
  • Quais as três áreas que mais usa na Homepage do SAPO?
    • Pesquisa
    • Notícias
    • Destaques
    • Comunidade
    • Mercado
    • Lista de Serviços / Canais SAPO
    • Widgets (Mail, Amigos, Horóscopo, Tempo, Trânsito, Inquérito (perguntas)
  • Que acções desempenha com maior frequência na Homepage do SAPO?
    • Pesquisa de Informação
    • Leitura de Notícias
    • Acesso aos Canais da rede SAPO
    • Acesso ao Horóscopo
    • Acesso ao Tempo / Meteorologia
    • Entretenimento
    • Consulta de artigos do Mercado
    • Votação nos Inquéritos o Consulta do Mail
    • Consulta do estado do Trânsito
    • Outra, por favor, especifique.
  • Que temas gostaria de consultar/encontrar na área de Destaques
  • O que tem a dizer dos destaques de Comunidade? (blogs, fotos, vídeos, spot e links)
  • Gostaria de ter opções personalizadas mediante um login?
  • Se pudesse remover dois elementos da Homepage actual, quais seriam?
    • Pesquisa
    • Notícias
    • Destaques
    • Comunidade
    • Mercado
    • Lista de Serviços / Canais SAPO
    • Widgets (Mail, Amigos, Horóscopo, Tempo, Trânsito)
    • Outro, por favor, especifique
  • Se pudesse adicionar dois novos elementos à Homepage actual, quais seriam
  • Gostaria de ver mais conteúdo multimédia? De que tipo?
  • Classifique o conteúdo que gostaria de ver na Homepage do SAPO quanto ao seu interesse.
    • Desporto
    • Tecnologia
    • Conteúdos Mulher
    • Entretenimento
    • Humor o Vídeo e Multimédia


Aos utilizadores não frequentes fizemos um inquérito mais generalista sobre hábitos de navegação, mantendo a coerência temática com o outro grupo.

Em pouco mais de 1 semana chegámos às 26000 respostas, o que nos deu uma excelente base para análise.

Os resultados foram revistos à luz das diferentes “personas” que havíamos identificado.

De entre as diversas conclusões a que chegámos, uma sobressaiu. Aos utilizadores, a plataforma A, o serviço B ou o media C não dizem nada. Quem visita a homepage do SAPO está interessado em áreas temáticas muito concretas. Não está interessado em vídeos ou blogs ou multimedia, mas sim em música, ambiente, politica, etc, independentemente de esses conteúdos estarem em blogs, vídeos, notícias ou fotos.

  • Utilizadores são muito leais. 90% visita mais que uma vez por dia.
  • Mulheres representam 30% de audiência.
  • Maiores de 21 anos representam 83.6%.
  • Sentem necessidade da pesquisa mas principalmente para Web e Notícias
  • Lista de Serviços ocupa imenso espaço e elevada percentagem optava por removê-la. (talvez repensá-la)
  • Conteúdo Mulher (obviamente) não é consensual mas é unânime no público feminino.
  • Tecnologia e Entretenimento são muito pedidos e não são desinteressantes para muita gente.
  • Nas Notícias há um interesse desmesurado nas Últimas;
  • Não seleccionar automaticamente o campo da pesquisa


Munidos da análise feita, foi possível organizar um mapa temático para a nova Homepage.
 

Sessões de usabilidade

Fizemos várias sessões de usabilidade em que observámos e entrevistámos diferentes utilizadores enquanto usavam a homepage do SAPO.

Destas sessões foram retiradas as seguintes conclusões:

 

  • Separar mais os conteúdos noticiosos.
  • Demasiado texto e pouco espaço em branco;
  • Diminuir a altura do header;
  • Remover a barra de serviços, fazendo com que ela aparecesse onmouseover (ocupa demasiado espaço);
  • Diminuir a largura da barra de serviços;
  • Permitir adicionar conteúdos personalizados/personalizar a homepage;
  • Alterar a cor dos links, demasiado azul em toda a página;
  • Os links para as tabs de notícias aparecem repetidos na barra lateral. Remover da barra lateral;
  • Widgets têm um aspecto pouco profissional, parecem mais direccionadas para crianças do que para adultos;
  • Remover a publicidade;



Sessões de brainstorming

Optámos por limitar o número de participantes nestas sessões. Pela nossa experiência passada, sessões demasiado alargadas serviam para nos desfocar do verdadeiro objectivo. Invariavelmente acabávamos por discutir pormenores em vez do “big picture”. Estiveram presentes 7 ou 8 pessoas de cada vez, representando todas as áreas do Portal: editorial, comercial e técnica.

O mote das sessões era simples: pela nossa experiência pessoal enquanto utilizadores, autores, técnicos ou comerciais, analisar de forma critica e aberta todos os aspectos da homepage actual, destacando o que achávamos que havia corrido bem e identificando o que estava mal. Daqui resultaram alguns pontos chave:

A nossa percepção do que estava a correr bem

  • A criação de áreas temáticas noticiosas separadas por tabs
  • Dinâmica de destaques noticiosos com ligações a notícias próprias do SAPO ou a parceiros
  • A tab “Vida” em especial em que os conteúdos “Fama” tiveram grande preponderância
  • Dinâmica de especiais e logos SAPO personalizados
  • Destaques de blogs
  • Separação clara entre espaços de conteúdos e de publicidade
  • Área de votações
  • Espaço PT no topo com as marcas do grupo
  • O Widget do mail e do tempo


A nossa percepção do que estava menos bem

  • Ausência de solução para destaques de novos canais na rede
  • Falta de flexibilidade e “real estate” na zona de destaques
  • Ausência de áreas próprias de entretenimento e multimédia
  • Demasiados automatismos em algumas áreas de destaque
  • Ausência de enquadramento editorial para os destaques de comunidade
  • Falta de qualidade de alguns destaques de conteúdos da comunidade
  • Os widgets de de Messenger e trânsito
  • A personalização de cores foi raramente usada
  • A resolução de 800x600 já não se justificava pois 96% dos utilizadores eram capazes de ver a página a resoluções iguais ou superiores a 1024x768

 Próximo post desta série de 3: Wireframes e Webdesign

 


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publicado por Eduardo às 13:02 | link do post | comentar

24 comentários:
De Mário Andrade a 13 de Dezembro de 2009 às 11:18
Post interessante. Qual foi a ferramenta que utilizaram para o heatmap?


De ivogomes a 13 de Dezembro de 2009 às 15:43
Olá Mário. Para os heatmaps usámos o equipamento Tobii T120 ( http://1wox.sl.pt )


De Mário Andrade a 17 de Dezembro de 2009 às 13:15
Obrigado Ivo. Nota-se perfeitamente a tua influência neste projecto.
Aguardo ansiosamente novidades do SAPO em 2010.


De moncler jacket a 23 de Agosto de 2010 às 10:01
sessões demasiado alargadas serviam para nos desfocar do verdadeiro objectivo. Invariavelmente acabávamos por discutir pormenores em vez do “big picture”. Estiveram presentes 7 ou 8 pessoas de cada vez, representando todas as áreas do Portal: editorial, comercial e técnica.


De moncler jacket a 11 de Novembro de 2010 às 06:52
De entre as diversas conclusões a que chegámos, uma sobressaiu. Aos utilizadores, a plataforma A, o serviço B ou o media C não dizem nada. Quem visita a homepage do SAPO está interessado em áreas temáticas muito concretas. Não está interessado em vídeos ou blogs ou multimedia, mas sim em música, ambiente, politica, etc, independentemente de esses conteúdos estarem em blogs, vídeos, notícias ou fotos.


De cheap laptop battery a 28 de Dezembro de 2010 às 05:43
# gs
# Separação clara entre espaços de conteúdos e de publicidade
# Área de votações
# Espaço PT no topo com a


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